segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dieta Já!!!!



          Segundona!!!   Depois do carnaval!!  Agora sim o ano começa direito né?!!   E nada melhor do que começar com um belo regime!!  Estão achando fácil ficar sem vaidade é?  Uma das consequências é não se importar em engordar!!!  Além de estar com o guarda-roupa falho, o pouco que se tem não serve!!!   O que resultava em MonnaLisa de pijama, ou moletom, ou calça de ginástica, quem merece??  Ninguém!! Portanto, roupa de ginástica continua, lógico, mas pra frequentar a academia!! 


     A peça nova de hoje é: matricula na academia!!! E...   REGIME!!!   Preciso perder 8 kg! Socorro!!

           Então, vou compartilhar aqui com vocês o sacrifício  prazer de degustar um cardápio com calorias reduzidas!  Uma amiga nutricionista me passou as quantidades de cada grupo a alimentar a ser consumido no dia. E eu montei um cardápio com essas quantidades.


Foto copiada do google

Que são:
4 porções de proteína no dia (a quantidade que cabe na palma da mão), carnes, queijos, leite, iogurte, ovo, atum, etc,   e eu vou representar no cardápio com a letra “p” , ex: 1p = uma porção;
3 porções de carboidrato (a quantidade seria o que cabe em uma xícara), arroz, macarrão, pão, batata, mandioca, etc e vou representar no cardápio com a letra “c”, ex: 1c = uma porcão;
3 porcões de vegetais (a quantidade seria o cabe em uma xícara), e vou representar com a letra “v”;
2 porcões de frutas (uma banana ou uma maça são consideradas o tamanho pra uma fruta, frutas grandes pode-se medir em um copo, e duas frutas se for pequena como um kiwi), e vou representar pela “f”.




         


         





















            Lógico! Tem as regrinhas!!!!  Carboidrato integral, é absorvido pelo organismo lentamente, o que libera energia lentamente, e demora pra te dar fome de novo.
          Tentar não misturar dois carboidratos no mesmo prato.
         Evitar liquido durante as refeiçoes, o liquido atrapalha o suco gástrico a digerir a comida ( "Esse suco gástrico ácido é responsável por quebrar as moléculas dos alimentos em partículas menores, para serem absorvidas por nosso organismo. Se o suco for diluído, os alimentos não serão processados e quebrados de forma adequada, o que impede a absorção dos nutrientes de ser completa", diz o endocrinologista Ricardo Botticini Peres),
         Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão; reagem com os ácidos digestivos e são absorvidos pelo intestino mais depressa que os alimentos sólidos, resfriando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo ali. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição.

          Chá verde pra desintoxicar e combater os radicais livres. Eu particularmente não gosto do sabor desse chá, então eu faço um litro no dia anterior e coloco pra gelar, no dia seguinte quando eu vou beber eu pingo umas gotinhas de limão, ele gelado fica bem melhor. É recomendado umas 4 xícaras, lembrando que tem cafeina, nada de tomar de noite hein!
          Eu fiz esse cardápio pensando na facilidade do dia-a-dia, então a janta que eu faco hoje, já é o almoço de amanhã. Uma das coisas que mais me incomoda em sugestões de cardápios são, cada dia ou cada refeição diferente da outra, ou que tenham coisas que não é fácil ter em casa, ou que te faça comprar um maço de couve e comer só um dia, o que você faz com o que sobrou? Joga fora?  Por isso eu decidi eu mesma montar meu cardápio.
          Durante o final de semana você pode comer o que gosta, mas gente!  nada de exagerar só porque é final de semana né!!  O segredo da reeducação alimentar é saber saber escolher os alimentos, comer em uma quantidade que suficiente pra deixar satisfeito, e comer com intervalos curtos como de 3 em 3 horas.
          Lembrando que não sou nutricionista, provavelmente terá erros por ai. Inclusive, vamos reconhecer o trabalho de um nutricionista, gente, como é difícil montar esse negócio, é igualzinho um quebra cabeças só que você tem que encaixar as quantidades de cada coisa durante o dia e durante a semana sem passar o limite!!  Aff

E a Lista de Compras dessa semana!

E pra facilitar a vida de quem quiser seguir esse cardápio, tem a listinha de coisas pra comprar pra semana. Essa lista é pra uma pessoa só, ok.

Variados
Ricota,
Pão integral,
Bolacha integral
Queijo ralado

Iogurte (3)
Queijo branco
Azeite
Castanhas
Amendoim
Chocolate 70%
Suco de maracujá
Chá de camomila
Chá de erva cidreira

Carnes
Frango
Peixe (eu gosto de comprar tilápia)
Carne moída ou almondegas prontas.


Legumes
Pepino 1
Batata,
Cenoura
rabanete
Verduras:
Couve
Manjeiricão (pesto)

Frutas
abacaxi
Banana 5
Melão
Morangos
Abacate 1

Espero que gostem, e vamos emagrecer!!!

Bjocas!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário